Publicidade é arte?

Publicidade é arte?

11.06.2015 - por SPARTA

A Publicidade vista oficialmente como expressão artística sempre dividiu opiniões. De acordo com o dicionário, a publicidade é a “promoção de um produto ou serviço através dos meios de comunicação”.

Assim, podemos afirmar que a publicidade existe para ajudar a vender produtos e serviços – mas nem por isso seu viés criativo deve ser deixado de lado.

Como toda arte, é necessário talento, imaginação, dedicação e, claro, criatividade.

Você deve estar pensando: “Picasso, Dali e Michelangelo nunca precisaram da aprovação dos clientes em suas criações. Eram admirados e ponto.”

Mas não pense que essa admiração surgiu sem algum histórico ou embasamento. Muitos dos grandes artistas da história não tiveram reconhecimento ainda em vida.

Mas o que é arte?

Segundo o historiador de arte Arnold Hauser, a arte é uma forma de trabalho, não um trabalho que atua sobre a existência física, mas sim uma atividade que trata da sobrevivência do espírito.

Ele diz que “É de propaganda, de tese e de tendências que se trata a arte… a arte nunca quer só representar, mas sempre, também, persuadir.”

Publicidade é arte

Arte ou não, alguns anúncios enchem nossas mentes de curiosidade, como essa peça criada pela agência suíça Euro RSCG para a orquestra da Zurique.

E o que é publicidade?

Publicidade é uma das ferramentas de Marketing (e Marketing é diferente de Publicidade, como veremos logo a seguir!), e o seu objetivo é a divulgação de um produto ou serviço por meio de algum veículo de mídia (on ou off-line) com o intuito de incentivar seu público-alvo à compra.

Por isso é tão importante que, quando uma empresa decida divulgar seus produtos (ou serviços), tenha alguém em sua equipe especializado – ou mesmo que contrate uma agência. Dessa forma, há muito mais chances de seu material chegar à pessoa certa como mínimo de esforço possível.

Não à toa, é necessário que publicitários estejam sempre atualizados às novas tendências culturais e de mercado. Dessa forma será possível uma conversa bilateral com seu público.

Peça de publicidade criada pela BBDO chilena para o jogo de videogame God of War 3, lançado pela Sony.

Peça criada pela BBDO chilena para o jogo de videogame God of War 3, lançado pela Sony.

Diferença entre Publicidade e Marketing

Essa é uma das dúvidas mais comuns entre nossos leitores e clientes. Pois, afinal, se as duas atividades têm o mesmo objetivo (vender um produto ou serviço), como podem ser coisas diferentes?

Para explicar da melhor maneira possível, vamos falar um pouco sobre uma das bases do Marketing, que é o Mix de Marketing.

O Mix de Marketing é composto pelos 4 Ps do Marketing, sendo eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.

Produto

No que se refere ao Mix de Marketing, o P de Produto engloba tudo o que tange aos atributos do seu produto ou serviço, podendo ser eles desde sua cor e forma até sua qualidade ou reputação.

Preço

O P de Preço envolve não somente o preço que seu produto ou serviço adotará, mas também seus custos, lucro e também, após um profundo estudo, qual o valor que seu público-alvo estará disposto a pagar pelo que você oferece.

Praça

Aqui, nesse P de Praça, deve-se levar em conta os canais de distribuição e locais de venda – tanto física quanto virtual.

Promoção

O P de Promoção é onde se encaixa a Publicidade dentro da estratégia de Marketing.

Esse P refere-se às estratégias de divulgação que serão feitas para que seu produto ou serviço alcance seu público-alvo e o instigue a efetuar uma compra.

E essa, como vimos anteriormente, é basicamente a definição de Publicidade.

Abaixo, podemos ver algumas das peças que compõem uma campanha criada pela BBDO norteamericana para a AT&T, uma empresa de telecomunicações sediada no mesmo país. Nesses exemplos podemos verificar o quanto elementos culturais podem ser importantes pontos de referências para publicitários.

Arte

Será que Publicidade e Arte

Arte

Sim, Publicidade é arte!

E essa é a nossa resposta à pergunta do título desse post.

A Publicidade, como apresentamos aqui, é uma importante ferramenta do Marketing, que tem como principal intuito levar seu produto ou serviço até seu público-alvo (e potencial cliente).

Por isso, é de extrema importância que ela esteja inserida no mesmo universo que seu público. Afinal, não adiantaria tentar vender um imóvel utilizando elementos que remetam a outro mercado que não o imobiliário.

E um anúncio publicitário muitas vezes não precisa ser literal, podendo brincar com a subjetividade. Porém, aqui, mais uma vez, é necessário que haja um estudo prévio do seu público-alvo, que deverá ter algum tipo de bagagem para entender o que está sendo dito na peça publicitária.

Vale lembrar, ainda, que uma peça publicitária, por mais bonita e bem feita que seja, não é válida se não ajudar a vender o que se propõe.

Abaixo, apresentamos alguns outros exemplos de Publicidade, para que você possa tirar suas próprias conclusões e nos dizer se Publicidade, afinal, é arte ou não é?

Peça publicitária criada pela Ogilvy da Indonésia para a Paramex, uma empresa farmacêutica.

Anúncio criado pela Ogilvy da Indonésia para a Paramex, uma empresa farmacêutica.

Será que Publicidade e Arte

Feita pela JWT chinesa, essa é uma peça publicitária da Samsonite.

Peça publicitária criada pela McCann sérvia para a MTV norteamericana em 2011.

Peça criada pela McCann sérvia para a MTV norteamericana em 2011.

Peça publicitária criada para a Coca-Cola e veiculada em 1948.

Peça publicitária criada para a Coca-Cola e veiculada em 1948.

Pintura encomendada pela Coca-Cola para Norman Rockwell em 1931 para compor sua peça publicitária.

Pintura encomendada pela Coca-Cola para Norman Rockwell em 1931 para compor sua peça publicitária.

Mostra de Andy Warhol, um ícone da cultura pop, no MoMA, em Nova Iorque, que consiste em 32 quadros, cada um contendo uma das variedades da sopa produzida à época (1962).

Mostra de Andy Warhol, um ícone da cultura pop, no MoMA, em Nova Iorque, que consiste em 32 quadros, cada um contendo uma das variedades da sopa produzida à época (1962).

Tem alguma peça publicitária que você também considera arte e que não mostramos aqui? Mostra pra gente!

Categoria : Curiosidades

 

Quatro dicas para você pensar fora da caixa

Postado em 12.03.2018 / por SPARTA

Pensar fora da caixa é essencial, principalmente para quem trabalha com criação, mas  muitas vezes não conseguimos...

 

4 Sites de imagens free para o seu trabalho!

Postado em 15.02.2018 / por SPARTA

Durante a criação de peças gráficas, é muito comum deparar-se com a necessidade de uma imagem para...

Navegue no blog

Categorias

Nossa fan page

Nossos serviços

© 2007 - 2019 SPARTA. Todos os direitos reservados