Aplicando o Marketing na Internet

18.10.2015 - por SPARTA

O marketing tem sido sempre o fator determinante do crescimento e sucesso das empresas, empresas que investem grandes quantias de dinheiro no departamento de Marketing. Você pode produzir o melhor produto e pode ter o preço e a qualidade certa, mas se o mundo não souber disso esse produto vai acabar encalhado nas suas mãos.

E é justamente aqui que o marketing entra. Ele faz o mundo saber o que você tem, o valor do que você tem e onde se pode comprar. O marketing também serve para convencer os consumidores de que você tem o melhor produto. O marketing diz aos seus clientes porque eles devem adquirir o seu produto e não os produtos dos seus concorrentes.

A internet fez do mundo uma aldeia global, ela trouxe todos os cantos do mundo para a tela do computador, e a boa notícia é que todos esses cantos do mundo vêm com um número ilimitado de clientes em potencial para os seus produtos ou serviços. Você pode se comunicar com eles, com apenas um único clique e essa é a mágica que eu quero discutir neste artigo. A mágica que irá ajudá-lo a descobrir novas oportunidades, a mágica que lhe permitirá vender seu produto para um cliente que está a milhas e milhas de distância. Esta mágica também vai ajudá-lo a satisfazer as necessidades dos consumidores onde quer que eles estejam.

Marketing na Internet

Componentes do Marketing na Internet

Eu acredito que você sabe o que é a internet, até porque ela é a ferramenta que você usou para encontrar este artigo. Se notar bem, aqui mesmo, na pagina onde este artigo está sendo exibido, você vai notar alguns anúncios, você certamente já viu alguns deles e essa é a definição mais simples que eu posso oferecer. O marketing do Internet, em termos mais amplos, é o esforço de uma empresa para atingir seus clientes e potenciais clientes através da aplicação da web ou e-mail. Qual é a maior loja que você conhece? A internet criou lojas virtuais que são milhões de vezes maiores do que qualquer loja física que você conhece.

O marketing na internet segue três categorias principais, eles são: Web marketing, marketing de mídia social e E-mail marketing. Vamos ver um pouco mais sobre as três categorias de marketing na internet e discutir como você pode aplicar cada uma para atingir literalmente milhões de clientes em todo o mundo.

Web marketing

Voltando ao exemplo anterior sobre os anúncios que você pode ver ao ler este artigo. O diretório de artigos Tudo do Mundo é um site que recebe anúncios de empresas que acreditam que quem procura conteúdo na internet sobre um determinado assunto é, provavelmente, um cliente em potencial para produtos relacionados aquele assunto. Os anunciantes procuram sites que recebem muitas visitas e que tenham conteúdo relacionado com o produto que será anunciado. Se um internauta que visita o site vê o anúncio e clica sobre ele é porque se interessa sobre o produto ou serviço anunciado e clicando pode saber mais sobre aquele produto ou serviço, pode esclarecer dúvidas e descobrir o preço. Neste ponto o internauta já é um cliente em potencial. Por fim, o internauta pode tornar-se um cliente ao comprar o produto pela internet.

Marketing na Internet

Uma empresa pode manter anúncios sobre os seus produtos em seus próprios sites, se houver um número alto de visitas ou pode pagar para anunciar em outros sites. A empresa paga pelo tempo em que o anuncio é veiculado ou então pelo número de cliques que o anúncio recebe.

Como empresário, você pode anunciar em sites para aumentar o volume de vendas de seus produtos e serviços, você não tem que ter um site de negócios, você pode anunciar em outros sites onde pagará pelo número de cliques ou pelo período em que o anúncio for veiculado. Você pode destacar as ofertas ou receber feedback dos clientes. Receber feedback é importante, pois ajuda você a conhecer as áreas que você precisa para melhorar. Você também pode trabalhar com Marketing de Afiliados.

Em marketing afiliado, uma empresa trabalha como filial divulgando informações, produtos e serviços da sua empresa. Você paga as filiais quando elas geram negócios, quando trazem clientes para a sua empresa.

A otimização para motores de busca (SEO) deixa o seu site mais acessível, ela envolve o uso de palavras-chave que são os termos de pesquisa que os clientes em potencial digitam no Google para buscar informações sobre os produtos e serviços nos quais estão interessados. A otimização também deixa o seu site mais atraente nos resultados das buscas.

E-mail marketing

Uma das maneiras mais eficientes para trocar informações no mundo atual é o e-mail. É rápido e barato e é a escolha de bilhões de pessoas em todo o mundo. Como proprietário de um negócio você deve aproveitar este método de marketing barato e rápido. Você pode ser capaz de passar informações sobre seus produtos a potenciais clientes usando e-mail. Tudo que você precisa é ter um e-mail profissional. Você pode anexar anúncios ou trabalhar na interação contínua com os seus clientes de modo a obter comentários e recomendações destes.

Marketing em mídia social

Sites sociais são utilizados por bilhões de pessoas, é nestes sites que todos compartilham opiniões e trocam ideias. Sites sociais populares incluem Google plus, Facebook, Twitter, LinkedIn, YouTube, Pinterest, entre outros. Você pode fazer com que estas pessoas saibam sobre a sua empresa e seus produtos. Você cria uma conta profissional nestes sites e conseguir seguidores. A ideia aqui é que os seguidores da sua empresa nas redes sociais compartilhem opiniões sobre os seus produtos. Eles dirão para milhares ou milhões de outras pessoas quando virem algo de que gostem ou que desejem. Você deve se aproveitar disso para trabalhar o branding da sua empresa e para divulgar seus produtos.

Trabalhe com profissionais

O que incentiva alguém a navegar na internet ou seguir uma pagina em uma rede social? A resposta é simples: Informação. Durante a navegação na internet todos estão buscando informações sobre alguma coisa e as pessoas visitam os sites que oferecem informações de qualidade sobre os assuntos desejados. Aqui está a chave, informação. Ofereça informação de qualidade no seu site e nas suas redes sociais e eles serão um sucesso porque todas as pessoas que se interessarem sobre os assuntos relacionados aos produtos e serviços que sua empresa oferece vão acabar chegando no seu site e uma vez que elas estejam lá, estarão expostas aos seus anúncios e poderão comprar ou divulgar os produtos e serviços que você oferece.

Marketing na Internet

Não pense que eu quero te desanimas, mas acredite em mim, não é fácil manter um site, redes sociais, gerenciar anúncios em outros sites, campanhas de e-mails marketing… Toma tempo. Se você acha que pode fazer sozinho ou se acha que pode colocar qualquer pessoa para fazer isso por você, saiba que estará cometendo um erro. É mais barato sim, mas não vai render nenhum resultado para a sua empresa.

Um dos fatores que mais ocupa o tempo de quem trabalha com marketing na internet é a criação do bom conteúdo, conteúdo original e de qualidade, aquele que atrai as pessoas e principalmente o público alvo. Conteúdo direcionado apenas para mulheres ou apenas para homens de uma determinada faixa etária e em uma determinada faixa de renda. Dá muito trabalho criar esse tipo de conteúdo com regularidade, cadastrá-lo no site com as imagens certas e fazê-lo aparecer de forma elegante na tela do computador para que possam ser lidos facilmente. O tempo corre rápido no trabalho de marketing em redes sociais. Aqui você precisa postar conteúdo e precisa analisar o que as pessoas estão dizendo sobre a empresa, os produtos, os serviços e você precisa reagir rapidamente, criando interações com quem está, naquele exato momento, falando alguma coisa sobre a sua área de atuação.

Parece fácil mas existem muitas ferramentas e cursos especialmente desenvolvidos para isso e por mais pessoas desqualificadas que atualmente trabalhem com isso, você nota a diferença quando escolhe um profissional, você nota que existe muito mais compartilhamento de opiniões positivas, nota um aumento muito grande no site e tudo isso se reflete no aumento de negócios fechados.

Um profissional saberá mensurar quantas pessoas precisam visitar o site para que a empresa feche um determinado valor em vendas. Um profissional poderá dizer quais anúncios dão mais resultados e poderá melhorá-los constantemente. Profissionais que trabalham com marketing na internet saberão quantos e-mails foram enviados, quantos foram lidos, quantos foram clicados e quantas destas pessoas que clicaram realmente compraram no site da empresa. Ele poderá fazer o remarketing, a interação… Poderá ajudar no planejamento das melhorias do site, já que o profissional em marketing na internet sabe exatamente como as pessoas navegam, ele sabe que uma vez chegando na pagina X é natural que o internauta siga para a pagina Y e desta forma, o profissional em marketing na internet guia os internautas pelo site e a cada passo incentiva a compra do produto ou a contratação do serviço. Estou me segurando agora para não usar o termo “Mão invisível”, porque por mais que o internauta ache que ele entra e sai das paginas da internet simplesmente porque ele quer, os profissionais do marketing na internet sabem que na verdade eles são guiados.


Categoria : Marketing Digital

 

O que é conteúdo Evergreen e como produzi-lo!

Postado em 25.06.2018 / por SPARTA

Conteúdos Evergreen são materiais educativos de um determinado assunto, que mantém o seu valor com o passar do tempo. Geralmente, a...

 

Ideias: 3 maneiras de criar uma fonte delas!

Postado em 11.05.2018 / por SPARTA

Você precisa criar conteúdo para um site, blog ou outro meio de comunicação, organiza toda a programação...

Navegue no blog

Categorias

Nossa fan page

Nossos serviços

© 2007 - 2021 SPARTA. Todos os direitos reservados